Holanda investe milhões de euros em agricultura sustentável

O governo holandês está distribuindo milhões de euros para as universidades investirem em pesquisa sobre a agricultura sustentável. Um exemplo é Peter Groot Koerkamp, professor de Engenharia Agrícola e de Recursos Biológicos da Wageningen University & Research (WUR), que recebeu um subsídio de 7 milhões de euros do Conselho de Pesquisa Holandês (NWO).

A subvenção foi concedida ao programa SYNERGIA, que realiza pesquisas em sistemas de produção agrícola. No total, a NWO está alocando mais de 39 milhões de euros com o programa Crossover para cinco grandes consórcios de pesquisa interdisciplinares. A instituição de financiamento holandesa deseja avançar em várias questões sociais e econômicas importantes.

O objetivo do programa de pesquisa SYNERGIA (SYNERGIA significa “Mudança de sistema para um novo crescimento baseado em ecologia e eficiente em termos de recursos com alta tecnologia na agricultura”) é desenvolver e integrar conhecimentos fundamentais das ciências biológicas, técnicas e sociais para a próxima geração sistemas agrícolas sustentáveis, com base no novo conceito de “agricultura baseada em ecologia com tecnologia 4”.

Os principais pesquisadores de cinco universidades holandesas (além da WUR, são: TU Eindhoven, TU Delft, Universidade de Twente e Radboud University Nijmegen) farão isso usando três exemplos que representam a diversidade da agricultura holandesa e oferecem oportunidades de sinergia: estufa horticultura, pecuária leiteira e agricultura arável. Os parceiros importantes do programa SYNERGIA são o centro de tecnologia e inovação OnePlanet, o TiFN (principal instituto de alimentos e nutrição) e várias partes da comunidade empresarial.

 

 

Fonte: Agrolink

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *