Senar-MT e Sindicato Rural de Campos de Júlio inauguram a 25ª unidade do NAC

Foi inaugurado o 25º Núcleo Avançado de Capacitação (NAC).  Desta vez no município de Campos de Júlio. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) tem se destacado como referência na formação e capacitação da mão de obra do campo. Além dos treinamentos, a instituição tem se preocupado cada vez mais com a estrutura em que eles são ofertados. É dessa preocupação, que nasceu a iniciativa dos Núcleos Avançados de Capacitação (NACs).

Para o presidente do Sistema Famato, Normando Corral, as fronteiras de desenvolvimento agrícola de Mato Grosso já foram, praticamente, todas abertas. “Porém existe uma que ainda não foi ultrapassada. É a do conhecimento. Precisamos ir mais além, e é por meio de iniciativas como esta dos NACs que vamos qualificar e capacitar mais e mais pessoas para trabalharem no campo e avançarmos na fronteira agrícola do conhecimento”.

Corral acrescenta que, com este avanço da fronteira do conhecimento, se pode produzir mais e melhor. “Dando, assim, respostas positivas não só na produção de alimentos para o mundo inteiro, mas incrementando a economia, gerando superávit na balança comercial e suprindo as principais necessidades de uma população que são saúde e educação”.

Ao receber as chaves do novo espaço de capacitação, o presidente do Sindicato Rural de Campos de Júlio, Glauber Silveira, disse que a entrega do NAC é resultado do comprometimento do Sistema Famato com a classe produtora. “É também o resultado da união de todos incluindo a Prefeitura e a Câmara Municipal”.

Para Silveira, o NAC é uma ferramenta muito importante para a qualificação do homem do campo. “Com este espaço que oferece conforto e todas as condições de trabalho, o produtor ou trabalhador rural tem um aproveitamento melhor no aprendizado”.

O presidente destaca ainda que os treinamentos ofertados pelo Sindicato Rural, em parceria com o Senar-MT, tem mudado a vida das pessoas. “Temos muitos casos de participantes que depois de receberem o certificado melhoraram não só a rentabilidade do que produzem, como também a renda familiar. E com uma estrutura apropriada teremos condições de ampliar ainda mais o número de pessoas que terão suas vidas transformadas”.

Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) – O espaço disponibiliza duas salas de aula climatizadas, cozinha industrial, banheiros masculino e feminino e equipamentos necessários para a realização de treinamentos técnicos profissionalizantes. Normalmente são construídos ao lado da sede do Sindicato Rural ou no Parque de Exposição para facilitar o acesso dos participantes.

Protocolo – Além do presidente do Sistema Famato, Normando Corral, a  solenidade de inauguração do Nac de Campos de Júlio,  contou ainda com a presença dos diretores administrativo e financeiro da Famato, Vilmondes Tomain, e de relações institucionais José Luiz Fidelis. Também estiveram presentes o deputado federal Leonardo Albuquerque, representantes do Executivo e Legislativo municipal, da Aprosoja e produtores rurais

O presidente do Sindicato Rural de Campos de Júlio, Glauber Silveira fez questão de agradecer ao presidente do Sistema Famato, Normando Corral, por acreditar na administração e na representatividade do Sindicato Rural de Campos de Júlio. “Estendo meus agradecimentos ao ex-prefeito Dirceu Comiran que fez a doação do terreno e ao atual prefeito, José Odil que ajudou na efetivação da obra com aterramento e aos vereadores que aprovaram a doação do terreno”.

Fonte: Assessoria de imprensa SENAR MT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *