Sistema Famato apoia simulado em defesa sanitária e combate às doenças de Newcastle e Influenza Aviária

O Sistema Famato esteve presente nesta semana na abertura oficial do III Simulado de Emergência Sanitária em Doença de Newcastle e Influenza Aviária que está sendo realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) em parceira com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). O evento vai até dia 04/09, em Nova Mutum.

O Sistema Famato é parceiro na realização dos treinamentos para médicos veterinários do Indea-MT, do Mapa e responsáveis técnicos de empresas e granjas aviárias de todo estado que estão participando do evento. Os treinamentos começaram dia 26/08 e seguem até 04/09. Contam também com o apoio Associação Mato-Grossense de Avicultura (Amav) e Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MT).

De acordo com o analista de Pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos de Carvalho, as doenças Newcastle e Influenza Aviária são de rápida disseminação, portanto requer treinamentos como o que acontece em Nova Mutum. “É importante essa parceria público-privada para que os órgãos de defesa estejam sempre preparados e capacitados. Assim como os veterinários das empresas do setor, como BRF e JBS, que são empresas integradoras, que devem estar capacitados e alinhados com os órgãos de defesa do estado”, disse o analista.

Na ocasião, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou o panorama da avicultura do Brasil e no mundo. A assessora técnica da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Ana Lígia Lenat, mostrou a importância da prevenção e do controle da Influenza Aviária sob o ponto de vista econômico.

Os participantes estão tendo aulas práticas e teóricas, palestras sobre os mais diversos assuntos que envolvem a cadeia produtiva de aves, como por exemplo, o Plano de contingência a influenza aviária e doença de Newcastle, atendimentos, notificação, métodos de sacrifício, limpeza e desinfecção, Sistema de Produção Industrial, estabelecimentos de aves matrizes, incubatórios, frango de corte, frigoríficos, colheita de amostras, entre outros. Os simulados de gabinete vão acontecer nos dias 1, 2 e 3 de setembro, em grupos.

Simulado de gabinete – O Simulado de gabinete, aplicado pelo Indea-MT e Mapa, consiste em uma simulação de logística que vai desde deslocamento de pessoal, envio de amostras, distribuição das equipes, bloqueio de área e interdição de propriedades, assim como investigação epidemiológica, rastreamento e destino de animais, registros, avaliação de estratégias, prevenção e contenção da disseminação das doenças, vacinação e maior envolvimento das organizações no atendimento a focos, entre outras.

O evento encerra no dia 4 de setembro com a apresentação dos grupos do simulado.

Fonte: Ascom Famato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *